quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Aparelhe o seu cavalo passo a passo

Aparelhe o seu cavalo passo a passo

Para além da limpeza, o cavaleiro deve começar a aprender a aparelhar o seu cavalo desde cedo, pelo menos na fase em que passa para a sela, para conseguir ter mais autonomia e estar preparado para qualquer eventualidade. Esta tarefa tem que ser pensada conforme o trabalho que queira fazer e as necessidades do cavalo. Se quiser saltar convém utilizar um arreio de saltos de obstáculos e umas caneleiras, porém se quiser fazer ensino o mais adequado será um arreio de dressage e umas ligaduras. Depois de escolhido o material está na hora de começar a trabalhar, este texto vai ajudar os cavaleiros a escolherem o seu material e a colocá-lo corretamente.

Proteções 

Na hora de escolher as proteções, você deve tomar a decisão conforme o tipo de trabalho que vai fazer.

Ligaduras

As ligaduras servem essencialmente para protegerem de algum tipo de toque que o cavalo dê com o membro, mas também para apoiar mais eficazmente o tendão. Existem vários tipos de ligaduras, como as ligaduras de polo, que são as mais utilizadas para o trabalho e as ligaduras de repouso, que juntamente com flanelas por baixo podem servir para serem impregnadas com algum tipo de produto para o tratamento do membro do cavalo.



Como colocar

Com as ligaduras enroladas, o cavaleiro deve começar a desenrolá-las entre o casco e o joelho do cavalo. Depois pode continuar a desenrolar à volta do membro do cavalo em direção ao seu joelho, de forma a que cada volta fique a meio da anterior e nunca apertando em demasia, mas tomando atenção para que ela fique firme. Quando chegar perto do joelho continue desenrolando, porém para baixo. Quando terminar de desenrolar é só apertar com o velcro da ligadura.


Caneleiras

As caneleiras são concebidas para proteger os membros, daí serem mais utilizadas pelos cavaleiros de saltos de obstáculos. Também existem vários tipos de caneleiras, como as de neoprene, que por exemplo servem para uma melhor proteção contra choques.



Como colocar

A caneleira é colocada por cima do boleto, depois com a sua mão deslize a caneleira, de forma a que a parte larga fique precisamente a proteger o boleto. A tira da caneleira tem de estar virada para trás, em direção ao corpo do animal e nunca virados ao contrário. No final é só apertar, não em demasia mas sim firmemente.



Cloches 

São muito utilizadas por cavalos de Concurso Completo de Equitação e cavalos de obstáculos porque as cloches têm a função de proteger os cascos e a coroa contra batidas e toques.





Como colocar

Existem cloches de borracha que normalmente têm velcro que devem ser colocadas por cima do casco e apertadas, porém as que não tiverem velcro são mais complicadas de colocar. O cavaleiro terá de alçar o membro do cavalo e virar a cloche ao contrário de modo a que a parte interior fique à vista e o cavaleiro vai colocar primeiro a parte mais larga, só depois de colocada é que vai pousar o membro do cavalo no chão e virar a cloche para ela ficar com o formato normal. As cloches, por exemplo da marca carbon gel devem ser utilizadas com o velcro virado para trás e a parte mais dura a proteger a parte de trás do casco.

Suadoro

O suadoro é utilizado como proteção, para a sela não aleijar o cavalo e para proteger a sela do suor do cavalo.








Como colocar

O cavaleiro deve colocar o suadoro pelo lado esquerdo do cavalo. A parte dos velcros deve ser considerada a parte da frente, então o cavaleiro vai ter de colocar o suadoro por cima do garrote para o proteger, deixando sempre uma folga entre o suadoro e o garrote.


Proteção de dorso

A função dele é proteger o dorso e garantir um bom posicionamento sobre o dorso do cavalo.





Como colocar

O cavaleiro coloca a proteção de dorso por cima do suadoro. Existem variados tipos de proteções de dorso, por exemplo as de gel com pêlo devem ser colocadas com o forro com a forma de garrote em cima do garrote. As de espuma devem ser colocadas conforme o seu desenho. Consulte o seu treinador para escolher a proteção de dorso adequada para o seu cavalo.



Arreio

Conforme o tipo de trabalho que o cavaleiro deseje fazer ele deve optar pelo arreio mais cómodo para si e para o seu cavalo.








Como colocar

Você tem de colocar o arreio logo após a cernelha para impedir que o arreio provoque algum tipo de mau estar para o seu cavalo. Peça ao seu treinador que o ajude a procurar a posição ideal e com a prática saberá de cor.



Cilha

A cilha é a peça que segura o arreio e que faz com que ele fique bem fixo ao corpo do cavalo.








Como colocar

Existem alguns tipos de cilha como as cilhas normais, as de ensino e as de babete. Se o cavaleiro tiver um suadoro com uma parte para colocar a cilha, então, antes de prender a cilha ao arreio, o cavaleiro tem de passar a cilha por baixo dessa parte para ficar tudo bem junto. A cilha babete, por exemplo aperta-se de maneira a que a parte mais grossa fique bem no meio da barriga, de modo a que a proteja contra algum toque. O cavaleiro deve apertar um pouco no local onde está a aparelhar, depois antes de montar deve tomar atenção e apertar mais um pouco para que ela fique bem justa ao cavalo. Porém sem lhe retirar o ar!


Peitoral

Esta peça serve para impedir que o arreio se movimente para trás, deslocando-o do local ideal.








Como colocar
 


Normalmente os arreios têm uma prisão para os fechos do peitoral e depois o cavaleiro deve apertar o peitoral na cilha.





Cabeçada

A cabeçada serve para segurar a embocadura e as rédeas e para ajudar o cavaleiro a controlar o seu cavalo.






Como colocar


O cavaleiro deve pegar na cabeçada com a mão esquerda e segurar na cachaceira, se lhe der mais jeito segure na focinheira também. Depois deve encostar a cabeçada junto à cabeça do cavalo, de modo a que a embocadura fique junto do focinho dele. Com a mão direita, coloque os dedos na comissura da boca do cavalo, de modo a que ele abra a boca, para que o cavaleiro possa colocar a cabeçada corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário