sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cavalos ajudam crianças deficientes

Cavalos ajudam crianças deficientes
 
Crianças com deficiência mental do Norte de Portugal e de Espanha vão «saborear» a partir de sábado, em Vila do Conde, as «delícias» da equitação, num encontro onde o «prato forte» será a hipoterapia.


O encontro, promovido pelo Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual (MADI) de Vila do Conde, vai reunir um total de 70 pessoas de dez instituições (nove portuguesas e uma espanhola), com a presença de pelo menos quatro crianças de cada organização.

A hipoterapia é uma metodologia que começa a ganhar raízes em Portugal e que em 2001 levou já à organização de umas «olimpíadas».

O encontro deste ano, apesar de manter uma vertente competitiva, com entrega de prémios às melhores «performances», terá uma preocupação especial com o convívio e a troca de experiências entre as crianças e entre os técnicos.

A utilização da equitação como terapia comportamental das crianças com deficiência mental traz vantagens físicas e psicológicas para os seus utentes.

Psicologicamente, a excitação que o contacto com os cavalos produz estimula a fala em crianças tímidas, levantando-lhes o desejo de comunicar com e acerca do animal.

Segundo o MADI, estes resultados notam-se especialmente em crianças autistas e com deficiência mental, restabelecendo a sua confiança e proporcionando-lhes doses significativas de satisfação.

Em termos físicos, o próprio cavalo se transforma, segundo os técnicos do MAI, num «terapeuta»,visto que lhe compete a si fornecer à criança os movimentos para a frente, para os lados, para cima e para baixo, competindo ao cavaleiro adaptar-se-lhes.

Estes movimentos provocam uma estimulação geral de todo o corpo da criança, possibilitando-lhes um desenvolvimento mais harmonioso.

Paralelamente, os movimentos que a equitação imprime à coluna vertebral vai melhorar a ventilação pulmonar, com consequente melhoria na oxigenação.

A hipoterapia possibilita ainda benefícios sociais, já que a criança ou o jovem deficiente sente-se, quando em cima do cavalo, ao mesmo nível do não deficiente.

O encontro de Vila do Conde decorrerá durante três dias, até segunda-feira, e decorrerá no Centro Hípico de Vilar do Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário