sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cuidados com o casco do cavalo

Cuidados com o casco do cavalo






















O casco é o estojo córneo que recobre a parte terminal do membro locomotor do cavalo. O anterior é maior e mais oblíquo que o posterior.
O casco é uma parte insensível que tem a denominação de escudo do pé e indica que esta função protetora necessita de uma completa estrutura anatômica para que, por muito tempo, atenue as pressões e reações.

Manutenção

Os cascos necessitam de alguns cuidados periódicos. Aparar, moldar e colocar ferraduras devem ser feitos a cada 4 a 6 semanas. A ferração tornou-se quase uma ciência, pois exige bastante conhecimento técnico. Uma má ferração ou uma manutenção deficitária podem causar bastante problemas nos cascos. 
A regularidade da ferração não implica que a ferradura tenha sempre de ser substituída, muitas vezes o casco é simplesmente aparado e a ferradura reajustada.

Problemas comuns

  • Abcessos – Infecção na parte mais mole do pé que resulta geralmente de uma lesão. Causa dor e letargia no cavalo.
  • Calos – Zona amarelada que pode levar ao desenvolvimento de abcessos. Resultam de uma má ferração.
  • Doença da linha branca – Separação da parede do casco na zona da linha branca. É geralmente uma consequência da laminite, um fungo ou uma má ferração.
  • Doença do navicular – Inflamação do osso navicular e tecidos envolventes. As principais causas são a genéticas, uma má conformação, dieta desequilibrada ou lesão devido à pressão constante sobre superfícies duras. Provoca letargia no cavalo.
  • Fendas  – Falhas verticais que começam na zona de contacto com o chão. Podem ser superficiais ou profundas. São resultado de uma má ferração, tempoquente, dieta desiquilibrada ou constante pressão sobre superfícies duras. Geralmente não afecta o comportamento do cavalo, mas devem ser tratadas assim que sejam detectadas.
  • Laminite  – Inflamação das estruturas laminares, também conhecidas por lamelas ou lâminas, que interrompe a circulação. É um dos problemas mais comuns nos cavalos e sobretudo póneis. Pode ser causada por uma má ferração, toxicidade das cólicas, alguns medicamentos, lesão ou excesso de carga.
  • Podridão da ranilha – Infecção bacteriana que causa mau cheiro e amolece a zona da ranilha. Pode resultar de uma má limpeza dos cascos.
Qualquer problema ou suspeita deve ser discutido com o veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário