quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Como limpar o seu cavalo corretamente

Como limpar o seu cavalo corretamente

Todos os cavaleiros devem aprender desde cedo a limpar um cavalo. Infelizmente, muitos pensam que tratar de um cavalo passa apenas por montá-lo e entregar a alguém para fazer o resto do trabalho. No entanto, se um cavaleiro pretende ter um laço suficientemente forte com o seu cavalo, seja ele seu mesmo de verdade ou esteja apenas ao seu encargo, ele deve passar algum tempo com ele fora do selim. Estes animais requerem atenção por parte dos seres humanos para se manterem saudáveis e como nós, eles são capazes de sentir o carinho, o amor e o afeto! Uma ótima maneira de dispensar algum tempo com o seu cavalo será o tempo da limpeza. Além disso, é uma excelente forma de se começar a preparar para qualquer eventualidade, como por exemplo um exame que requeira conhecimentos sobre esta temática.

Por estas razões, hoje vamos falar dos passos que tem de seguir para conseguir que o seu cavalo brilhe!



Estojo de Limpeza


Antes de começar a limpar o seu cavalo, todos os cavaleiros devem ter uma noção do que um estojo de limpeza deve conter.

- Ferro de Cascos












- Cardoa




- Brussa


- Escova e pente

















- Amaciador de crina e rabada



















- Unto de cascos



















- Pincel para unto















- Almofaça (ferro, plástico, borracha)















- Pano ou esponja


















- Champô (próprio para cavalos)




















- Raspador de água














- Elásticos para entrançar
















- Repelente de insetos





















- Luva para brilho

















Luva para banho















Como fazer a limpeza




Limpeza dos cascos

Para limpar os cascos, o cavaleiro deve colocar-se ao lado dos membros, tomando sempre muita atenção aos membros posteriores. De seguida, o cavaleiro deve passar a mão no membro, pedindo ao cavalo que ele o levante. O cavaleiro deve segurar o casco do cavalo com uma mão e com a outra limpar com o ferro de cascos no sentido contrário ao vértice da ranilha.

No final da limpeza, o cavaleiro deve guardar o ferro de cascos e passar o unto, em todo o casco (na palma e muralha), com o pincel próprio.





Dicas:



Se não conseguir que o seu cavalo levante o membro, peça ajuda ao tratador ou ao seu monitor.

Se o cavalo for novo, vá com calma, faça com que ele se sinta confortável com o seu toque. Acaricie-o no corpo, nos membros anteriores e posteriores e só quando ele estiver à vontade e descontraído, peça que ele  levante a mão ou o pé.

Por vezes os insetos podem atrapalhar na tarefa, se for o caso, utilize o spray para insetos no seu cavalo.

Limpeza do pêlo e membros

O cavalo deve ser limpo sempre de cima para baixo e de frente para trás. O cavaleiro pega na almofaça e na brussa, passando a primeira três vezes em movimentos circulares, no pêlo do cavalo (se o cavalo for muito sensível, é aconselhável que se utilize a almofaça de borracha) e a segunda deve-se passar no pêlo com movimentos curtos e a cada três passagens o cavaleiro precisa de passá-la na almofaça para extrair o pó e a sujidade. No fim de passar a almofaça e a brussa, o cavaleiro deve pegar na cardoa e em movimentos leves e curtos, deve repetir o processo de limpeza de cima para baixo e de frente para trás. No final passe a luva para brilho em todo o corpo, deve utilizar esta luva, também nos membros, pois ela retira a  poeira e dá brilho.






Dicas:


Tenha em atenção as reações do seu cavalo durante a escovagem. Se ele colocar as orelhas para trás e se mostrar agitado é sinal de que pode estar a sentir-se incomodado com o que está a fazer, procure fazê-lo de outra maneira. Por exemplo utilizando menos pressão sobre as escovas.

As zonas com mais ossos, são sensíveis, tenha atenção e diminua a pressão nelas.

Não é conveniente passar a almofaça de plástico e de borracha nos membros e nunca deve passar a de ferro, nos membros, opte apenas por utilizar a brussa em gestos leves e no final a luva para brilho.

Limpeza da crina e da rabada

Antes de escovar o pêlo o cavaleiro deve começar na crina, depois sim passar para o corpo e no final passar para a rabada. Deve pegar na cardoa e passar madeixa a madeixa para retirar a sujidade e o pó. Se desejar entrançar as crinas ou se elas estiverem muito embaraçadas, deve passar com o amaciador de crina e rabada e com o pente para fazer a divisão correta para entrançar.
Quando passar para a rabada tenha atenção para não se colocar atrás do cavalo, em vez disso, coloque-se ao lado de um dos membros posteriores do cavalos, pegue a rabada com uma mão e puxe-a até si, depois vá largando pequenas madeixas para as limpar. Para limpar a rabada, o cavaleiro pode passar a cardoa, primeiro para tirar restos de palha ou de aparas. Depois passe o amaciador de crina e rabada e a escova, limpando sempre primeiro a parte de baixo da rabada, até estar desembaraçada e assim sucessivamente até chegar ao topo, desta maneira não vão cair muitos fios da rabada.






Banho


Depois de montar e desaparelhar, deve reparar se as condições meteorológicas são favoráveis para um banho completo e se realmente se justifica passar água em todo o corpo do cavalo, se estiver muito calor ou o cavalo tenha transpirado muito, convém que o banho seja em todo o corpo. Neste caso, passe água em todo o corpo, excepto no focinho, opte por passar uma esponja húmida nas narinas, nos olhos dos cavalos e se ele estiver transpirado nos sítios da cabeçada, como a cachaceira e a testeira. Se quiser dar um banho completo com champô, deve pegar na luva para banho e no champô e passar em todo o corpo. Na rabada e nas crinas esfregue bem com as mãos e pode, inclusive, passar a cardoa e nas crinas o pente.
Se o dia estiver frio, dê apenas uma escovadela com a almofaça e a brussa no corpo e lave os membros do cavalo com água. No final deve retirar o excesso de água no corpo com o raspador e passar a mão nos membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário