sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A Fisioterapia para cavalos de esporte

A Fisioterapia para cavalos de esporte

Assim como os seres humanos, os equinos também se machucam, sofrem acidentes e, muitas vezes, necessitam de fisioterapia para se recuperar. Muitos são os recursos fisioterápicos disponíveis no mercado e, hoje, tal área da Medicina Animal é uma especialidade indispensável nos esportes equestres.
As vantagens são muitas, como a diminuição no tempo de recuperação do animal. Há vários casos em que, dependendo do problema, o alívio é praticamente imediato. A Fisioterapia equina apresenta inúmeros benefícios aos cavalos de competição. É um procedimento não invasivo e que não traz relação alguma com o doping. Os recursos mais utilizados são: ultrassom terapêutico; TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea); NMES (Estimulação Elétrica Neuromuscular); laser (Light Amplification by Stimulated Emision of Radiation); campo magnético pulsátil; Crioterapia, e Quiropraxia.
O ultrassom terapêutico eleva a temperatura dos tecidos até05 centímetrosde profundidade, causando vasodilatação (modo contínuo: utilizados em processos crônicos) ou não térmico (pulsado: processos agudos e subagudos). Favorece a circulação sanguínea; reduz edema; promove relaxamento muscular; favorece a recuperação da mobilidade articular (aumenta a produção de líquido sinovial); favorece a recuperação da habilidade de extensão dos tendões e ligamentos, e aumenta a permeabilidade dos vasos e da membrana celular, acelerando o processo de difusão e o intercâmbio de produtos metabólicos, promovendo o alívio da dor. É indicado em casos de tendinites e desmites, bursites, edemas e hematomas, espasmos musculares, sobreossos, artroses, mialgias, claudicação e miosites.
O TENS promove eletroanalgesia e relaxamento muscular. É indicado para tratar dores cervicais, torácicas e lombares, distensões e mialgias. Já o NMES promove aumento da força e resistência muscular e drenagem linfática (pelo bombeamento produzido pelas contrações rítmicas). A recomendação se dá para o fortalecimento muscular, o combate às contraturas em tecidos moles e as mialgias.
Outra opção é o laser, que utiliza a irradiação de soft-laser no tratamento usual, posibilitando ampla área de tratamento de regiões específicas da pele. Pode ser aplicado diretamente no local a ser tratado, em pontos gatilhos (pontos doloridos) ou em pontos de Acupuntura. No caso de rachaduras de casco, a aplicação do laser na coroa do casco beneficia o crescimento de um caso saudável e evita a formação de tecido cicatricial duro e inelástico, o que causa a recidiva do problema.  As indicações são para o tratamento de ferimentos, como ulcerações, queimaduras, tratamentos pós-operatórios de feridas, cicatrizações difíceis ou problemáticas, ferimentos, estomatites, gengivites e otites. Tem eficácia também no tratamento de problemas ortopédicos e no tratamento da dor (através da irradiação dos pontos regionais e indicados de Acupuntura), tais como distenções articulares, traumas, hematomas, tendinites, epicondilitis, artroses, bursites, discopatias, endurecimentos musculares, miosites e periostites. Para finalizar, o uso também é importante na solução de problemas dermatológicos (irradiação não-específica da região afetada), como acne, herpes e alopecia.
O laser apresenta algunas vantagens em comparação às demais formas de tratamento. É indolor, asséptico e rápido (segundos de estimulação em cada ponto). Atua com eficiência em processos dolorosos e pode servir como alternativa para os casos de animais que não aceitam as agulhas na Acupuntura, por exemplo.
O campo magnético pulsátil é um aparelho formado por duas placas que criam entre si frequências que podem ser programáveis e fixadas através de faixas na região comprometida. O campo magnético promove aumento da circulação local e do intercâmbio celular, em que as células receberão nutrientes, íons e Oxigênio. É indicado nos casos de fraturas, fissuras, feridas abertas, dor de canela, inflamações agudas e crônicas.
A Crioterapia é a aplicação de frio (gelo, água gelada, duchas frias) em lesões agudas. O uso do frio faz com que ocorra diminuição da atividade metabólica das células lesadas e a atividade das enzimas que provocam dor por irritarem as terminações nervosas. A utilização do gelo em tendões logo após o treino ou a competição ajuda a evitar muitas lesões. Indicações: traumas e inflamações agudas, espasmos musculares e inchaços.
A Quiropraxia é uma terapia manual que trata a disfunção da coluna vertebral e do aparelho locomotor por meio de “ajustes”. Pode simplesmente ser feita com o uso das mãos ou com auxílio de um aparelho que permite leves “estalos”. Ajustando o corpo do animal, estaremos preservando o equilíbrio físico e a saúde do mesmo por meio do restabelecimento da biomecânica da coluna vertebral e da facilitação da recuperação e funcionalidade do sistema nervoso.
Outros recursos da Fisioterapia equina também estão disponíveis, como Acupuntura, massagens e alongamentos. Tal área da Medicina Animal Esportiva também pode ser utilizada como método preventivo de lesões, atuando no aumento da vida esportiva do cavalo. 

Um comentário: