quarta-feira, 15 de maio de 2013

Anglo - Normando

Anglo - Normando


Trata-se de animal garboso e harmonioso, como se imagina que seja um Puro -Sangue Inglês, do qual difere, contudo, por ter o dorso e a anca mais curtos e a garupa mais musculosa. Os membros possuem boa ossatura e são mais curtos nas canas e abaixo dos curvilhões, que os do longilíneo modelo clássico do Puro - Sangue Inglês.
Sangue autóctone da normândia, provavelmente do Berbere primordial, com infusões de sangue praticamente similar de regiões germânicas e escandinavas, além de cruzas com cavalos Árabes trazidos por conquistadores, desde os tempos de César. Modernamente, a raça, que era de porte mais pesado na idade Média, foi agilizada por seguidas cruzas com o Puro - Sangue Inglês, visando a obtenção de cavalos de salto.
O que se poderia chamar, simplesmente, de cavalo Normando já existia há mil anos, sendo utilizado para a tração. Muitos foram, inclusive, levados à Inglaterra por Guilherme, o conquistador, após a consolidação de sua soberania na Ilha. As cruzas com animais germânicos e escandinavos datam do final da Idade Média , no século 17, resultando em cavalos militares potentes porém mais ágeis que animais de tração.
Com o fim das armaduras, houve necessidade de maior agilidade e menor capacidade para suportar peso. No início do século 19, Napoleão Bonaparte reativou a remonta militar e o emprego do Puro- Sangue Inglês foi incrementado.
Com a mecanização da Cavalaria e a desativação do animal para fins militares, novas dosagens de PSI foram dadas para agilizar ainda mais a raça no esporte.

Função

Perfeito animal de sela para os esportes amadores, sobretudo o salto.
Altura: de 1,52 a 1,65m.
Pelagem: Usualmente alazã ou castanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário