sexta-feira, 17 de maio de 2013

Jogos Olímpicos e a Participação dos esportes com cavalo

Jogos Olímpicos e a Participação dos Esportes com Cavalo
cavalo_corrida

olimpiadas.jpg
Os cavalos estão presentes nos esportes olímpicos desde o início, na Grécia, onde era muito prestigiado e considerado como um esporte de luxo. As primeiras competições foram criadas logo depois da domesticação desses animais, e a partir daí muitos esportes e jogos foram criados.

    Mas entre todas as idas e vindas dos jogos olímpicos, o hipismo só foi introduzido mesmo em 1900, nas olimpíadas de Paris.

    Atualmente, os Saltos e o Adestramento (dressage) fazem parte do Hipismo Olímpico, e como jogo, o Polo. Porém, o Polo é considerado um esporte descontinuado, ou seja, já fez parte dos jogos olímpicos, mas não está no programa atual, o que não impede de voltar nas próximas olimpíadas.

    No Brasil, o hipismo clássico é o que mais tem praticantes, além de ser um dos esportes mais antigos do país. Por conta da iniciativa de um dos capitães do exército, que criou a Escola de Equitação de São Cristóvão, o hipismo ganhou ainda mais impulso com a criação da Federação Brasileira de Hipismo (1935), que inspirou a atual Confederação Brasileira de Hipismo (criada em 1941).

    E foi em 1948, pela primeira vez, que a equipe brasileira participou das Olimpíadas em Londres. De lá pra cá o Brasil já teve muitas equipes olímpicas, mas foi através do cavaleiro Rodrigo Pessoa que o país começou a ter projeção mundial em 1990. Ele ganhou várias vezes a Copa do Mundo de Hipismo.

» Saltos

    Nos saltos, o cavalo e o cavaleiro devem finalizar um percurso com oito a doze obstáculos, que vão mudando o grau de dificuldade. O objetivo é concluir a prova com o menor número de erros e faltas, e no menor tempo possível.

» Adestramento

    Também conhecido como dressage, o adestramento é uma prova essencialmente técnica, e o cavaleiro e o cavalo devem seguir uma série de movimentos que vão dificultando crescentemente. É pela execução da manobra, pela calma, flexibilidade, aspecto físico, mudança de galope simples, mudança de galope a tempo, pirueta, espádua pra dentro, travers, renvers, e por outros aspectos que o conjunto é julgado.

» Polo

     No Polo ocorre a disputa de dois times, cada um formado por quatro jogadores que, montados em cavalos, possuem o objetivo de ir atrás da bola, e golpeá-la com um taco até conseguir fazer um gol. Ganha quem fizer mais gols. As partidas são de quatro a seis tempos, com sete minutos e meio cada, com intervalo de três minutos, chamados dechukkas. Porém, os cavalos devem ser trocados a cada chukka, e cada um só pode ser usado no máximo duas vezes no mesmo jogo.  Caso algum cavalo demonstre condição física insatisfatória em um dos controles veterinários que ocorrem durante a prova, pode ser eliminado.

    Outro detalhe importante do Polo é que, ao marcar pontos, as equipes devem trocar de campo, e consequentemente de baliza. Essa regra existe para que nenhuma das equipes seja beneficiada pelo estado do campo.

    O Polo é regido internacionalmente pela Federação Internacional de Polo, mas é representada no Brasil pela Confederação Brasileira de Polo. Ainda não foi comprovada sua origem, mas algumas evidências mostram que é um esporte muito antigo, praticado primeiramente na Ásia, séculos antes de Cristo.

    Em 1859, foi criado o 1º Clube de Polo, o “The Retreat at Silchar”, por Robert Stewart, também conhecido como o “pai do polo moderno”. Mas foi só em 1873 que ocorreu oficialmente o primeiro jogo de Polo, na Inglaterra. E, a partir desse período, foi se tornando uma modalidade muito popular em diversos lugares do mundo. Hoje o Polo é praticado com regularidade em mais de 50 países.

» Campeonatos e Concursos

Veja alguns campeonatos nacionais e internacionais de Salto e Adestramento:

Campeonato Brasileiro de Salto
Concurso de Salto Internacional
Concursos de Saltos Nacionais
Concurso de Adestramento Internacional
Campeonato Brasileiro de Adestramento Paraqueste
Campeonato Brasileiro de Concurso Completo de Equitação
Concurso de Salto Nacional e Internacional Indoor
Campeonato Brasileiro
Concurso Completo Internacional
Campeonato Brasileiro de Salto Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário