quarta-feira, 15 de maio de 2013

Lipizzano

Lipizzano

Altura(cm): 151-162
Porte: Leve
Pelagem: Tordilha
Uso: Sela/Tração Leve
Perfil/Cabeça: Reto
Musculatura: Leve


O Lipizzan (ou o Lipizzaner como pode ser chamado) teve seus primeiros relatos na história por volta de 1560 quando o sangue árabe foi introduzido e se fundiu com os cavalos atléticos espanhóis durante a ocupação moura da Espanha. De grande interesse na arte de equitação clássica durante o período de Renascimento quando o cavalo espanhol foi considerado o mais satisfatório por causa da força excepcional, beleza e inteligência. Maximillian II trouxe os cavalos espanhóis para a Áustria aproximadamente 1562. Seu irmão, o Arquiduque Charles estabeleceu um criação semelhante com influência espanhola em 1580 em Lipizza , perto do Mar Adriático. Ambas as criações floresceram, o de Kladrub foi conhecido por seus cavalos de carruagem pesados enquanto o de Lipizza produziu cavalos de equitação e cavalos de carruagem leve. Porém, os dois foram unidos criando força. O Kladrub produziu Maestoso e Favory , dois reprodutores da fundação que fazem parte do Lipizzan de hoje.
O Lipizzaner é notável por seu corpo robusto, ação brilhante e andar orgulhoso como também sua disposição. Escuros, preto-amarronzado, marrom ou baio ao nascer, o Lipizzaners viram tordilhos com a maturidade, só em casos raros faz a permanência da cor escura original. Não é um cavalo alto. A primeira coisa notada na cabeça são os olhos grandes, atraentes. É facilmente observada a influência de sangue árabe na cabeça, nas orelhas alertas pequenas e no nariz. O corpo, sustentando um pescoço poderoso e curto, tem presentes um quadro de força bem distribuído com quartos bem arredondados, ombros pesados e pernas curtas e fortes com tendões bem definidos e juntos.
É impossível não mencionar a Escola de Equitação Espanhola ao discutir a história do Lipizzaner. O propósito da escola era (e ainda é) perpetuar a arte de equitação clássica. Isto incluiu o treinamento dos cavaleiros jovens e os cavalos de acordo com o princípios antigos. O segundo propósito da Escola de Equitação Espanhola é a procriação dos cavalos de Lipizzaner. Só o melhor é mantido para continuar a linhagem.
Apto para a sela, esta raça é originária da Espanha e possui uma característica muito interessante: apesar de ser um animal de cor escura, vai se tornando mais claro com a idade.
A raça Lipizzano teve origem nas raças Árabes, Andaluz e Barbo e foi desenvolvida em 1580 pelo arquiduque Charles II, filho de Ferdinando I, na Espanha.
Animais da Dinamarca, Itália, Alemanha e Arábia foram utilizados para refinar a criação, que não recebeu muitas altercações. Obedientes, bonitos e de pelagem muito exuberante, os cavalos desta raça apresentam corpo compacto, quartos traseiros musculosos e membros simétricos.
Chegam a medir 1,60 metros de altura e são muito utilizados como transporte em circos do mundo intero.Embora a maioria dos animais da raça Lipizzano possuam pelagem escura, é possível encontrar alguns que apresentam colorações alazã.
Origem: Espanha
Raça formada nos anos de 1500, quando os Mouros invadiram a península Ibérica.
Sangue de cavalos árabes com os equinos nativo da Espanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário