quarta-feira, 15 de maio de 2013

Sela Francesa

Sela Francesa

Esta é uma raça forte, ágil, muito veloz, de bom caráter e boa adestrabilidade.

O Cavalo de Sela Francesa foi criado através do cruzamento de raças como o Árabe, o Puro Sangue Inglês e Anglo-Árabe.

O Sela Francesa é um típico cavalo de sela, usado especialmente nos esportes hípicos, como prova de salto e concurso completo de equitação.

Um dos cavalos de Sela Francesa mais conhecidos no Brasil e no mundo é o Baloubet du Rouet, duas vezes medalhista olímpico pela equipe brasileira e o primeiro tri-campeão (1998-2000) da Copa do Mundo de Salto.

O Cavalo de Sela Francesa apresenta porte médio para grande, a altura da raça pode variar de 1,65 a 1,70m. Todas as pelagens são admitidas para os cavalos de Sela Francesa. Os mais comuns são os exemplares baios, castanhos e alazões.


Sela Francesa foi nomeado uma raça em dezembro 1958, com seu primeiro livro de registro ou studbook publicado em 1965. Foi criado através da mistura de raças regionais com trotadores, Puro Sangue Inglês, Arábes, e Anglo-árabes. Todo o estoque genético foi registrado no studbook com os pedigrees como seguem as gerações passadas, fazendo com que o Sela Francesa seja um dos poucos cavalos sangue quente a ter recebido muito pouca mistura de sangue de cavalos extrangeiros.
A raça que mais influenciou foi a Anglo-Normanda, através do cruzamento de garanhões Norfolk, Puro Sangue Inglês e Árabe para refinar as éguas locais. Aproximadamente 90% dos traços de hoje do Sela Francesa foram definidas por essas raças. Outras raças regionais usadas que também influenciaram o Sela Francesa foram os Charolês, Corlay, Vendee, Anjou, Ain, e Ardennes.
Um pequeno número de garanhões Puro Sangue Ingleses influenciaram a raça. O primeiro foi Orange Peel que estêve no studbook nacional de 1925 a 1940. Seu neto, Ibrahim, teve também grande influência no Sela Francesa. Furioso, que dizem ter sido uma das maiores influencias do Puro Sangue Inglês na raça, Rantzau e Ulltimate também foram muito importantes na formação da raça. Os nomes desses três garanhões podem ser encontrados facilmente na genealogia de cada cavalo Sela Francesa moderno bem sucedido.
Hoje, há ainda uma pequena mistura entre o Sela Francesa e outras raças, tornando-o apropriado para uma grande quantidade das atividades.
Por séculos, testar e aperfeiçoar os cavalos de esporte foi uma paixão dos franceses, da mesma maneira que o cavalo de corrida no Reino Unido. Em 1965, a França estabeleceu seu primeiro studbook nacional, que se transformou no Haras Nationaux, uma rede de 23 fazendas dedicadas a melhorar a qualidade dos cavalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário