quarta-feira, 15 de maio de 2013

Clydesdale

Clydesdale
Originário da Escócia, foi criado para o trabalho no campo. Sua altura é de 1,67m.
Tem a característica de ter a cor alazão e branco, além de ser um animal de andadura acelerada, e de uma admirável solidez dos cascos, para a tração pesada urbana.
Uma das maneiras de se distinguir este cavalo de tração dos demais está na pelagem: o Clydesdale possui manchas brancas pelo corpo, sobretudo na cara e nos membros inferiores.
Em movimento, sua ação é larga e compassada: quem observar por trás verá a sola das patas, bem elevadas em ação. As características gerais são comuns aos animais de tiro: pescoço forte e arqueado, cernelha alta, conjunto dorso/anca curto, espádua quase vertical e membros anteriores diretamente sob os ombros. Os ossos são largos e poderosos, a musculatura compacta e potente.

Carga Genética

Basicamente, o Clydesdale é o produto do sangue Berbere de linhagens distantes e separadas entre si por séculos. Os escoceses cruzaram seus cavalos autóctones, descendentes do Berberes pré históricos, com animais nórdicos, sobretudo pela importação de garanhões da região continental de Flandes.

Histórico

Com a abertura de estradas que permitiam a circulação de veículos de tração, os escoceses do condado de Lanarkshire, que é banhado pelo rio Clydesdale, resolveram desenvolver uma raça de tiro para escoar a produção de carvão de suas minas ali localizadas.
Logo os agricultores também aderiram à nova raça, que recebeu o nome de rio. Com o passar do tempo, o cavalo ultrapassou as fronteiras da Escócia, sendo introduzido no Reino Unido, a partir do século 18.
Função: Apenas a tração.
Altura: Em média 1,62m.
Pelagem: Predominantemente castanha, com as citadas manchas brancas; quando o alazã é tostado, também com as manchas. Finalmente, pode ser ruão com manchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário