quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mangalarga Marchador

Mangalarga Marchador


A raça passou a ser cultivada a partir da crianção do barão de Alfenas, cruzando um garanhão Alter Real, presente de D. Pedro II, com o rebanho mineiro dos Junqueira, de origem também ibérica.
Seu nome deve-se ao seu andamento, ou mais provavelmente ao nome de uma fazenda no Estado do Rio de Janeiro, onde esses animais, por volte de 1845, passaram a ser conhecidos e cobiçados por todos os homens de posse da então capital do Império.
É a mais antiga raça zootecnicamente formada na América Latina.
Tendo a Associação de Criadores de Mangalarga de São Paulo estabelecido preferência para o andamento denominado "marcha trotada" em contraposição à preferência dos criadores mineiros para a marcha picada, resolveram estes últimos organizar sua própria Associação, com livros separados de registro, a partir de 1950, de acordo com o padrão seguinte, modificado em 1951.

Descrição

Peso de 350 a 400 quilos no macho (menor do que o Paulista).
Estatura de 150cm no garanhão, com uma média de 151 e um mínimo de 146cm. Na fêmea 144cm, com um mínimo de 138cm.
Perímetro torácico de 175cm no macho e 173cm na fêmea.
Pelagens - As dominantes são a castanha e a tordilha . São também freqüentes a báia e alazã, ocorrendo em menor proporção a negra, a branca, a rosilha, a lobuna e a pampa.
Cabeça de tamanho médio e harmoniosa, com fronte larga e plana, de perfil retilíneo, tolerando-se o subcôncavo, ganachas delicadas e afastadas . Os olhos devem ser afastados, grandes, vivos, e de pálpebras finas. As orelhas são de tamanho médio, bem implantadas, atesouradas e móveis. A boca ser medianamente rasgada, com lábios finos, iguais, móveis e firmes. As narinas devem ser abertas e flexíveis.
Pescoço leve, de comprimento médio, com crina rala e sedosa, harmoniosamente ligado à cabeça e de inserção bem definida. Deve ser piramidal e bem pôsto, tolerando-se o ligeiramente rodado.
Corpo de porte médio, um pouco musculoso, entretanto prefere-se que seja de aparência leve e de musculatura bem proporcionada.
A cernelha, deve ser comprida, alta, musculosa e bem definida. O tórax profundo e amplo com costelas longas e arqueadas, o dorso e lombo curtos e direitos. Os flancos cheios e arredondados.
A garupa longa, musculosa e bem ligada ao lombo e tão horizontal quanto possível. A cauda bem implantada, de inserção não alta, de sabugo curto e firme, ligeiramente curvada para cima na ponta, quando o animal se movimenta, com crina rala e sedosa. Órgãos genitais perfeitos.
Membros fortes, com articulações salientes, firmes e bem aprumados. A espádua é musculosa; sem excesso e oblíqua.
O braço curto e musculoso, o antebraço longo e musculoso, os joelhos direitos, largos e chatos, as coxas cheias, as pemas longas, fortes e bem aprumadas; os jarretes secos e aprumados; as canelas curtas, secas, limpas, com tendões fortes e bem delineados; os boletos devem ser largos e bem definidos; as quartelas médias, oblíquas e fortes e os cascos, arredondados, lisos, escuros, com a sola côncava e a ranilha elástica.

RESISTÊNCIA, DOCILIDADE E NOBREZA

História

É considerada a raça mais antiga formada na América Latina, sendo resultado do cruzamento de cavalo Andaluz com éguas nacionais, cujo resultado foi combinado depois com Puro Sangue Inglês, Árabe, Anglo-Árabe e American Saddle Horse para aperfeiçoar suas habilidades para a lida com o gado e para as práticas esportivas, na época, a caça ao veado.

Características

Cavalo de porte médio, bons andamentos, de marcha trotada, dócil, ágil e muito inteligente. Perfil reto, olhos grandes e com expressão inteligente.

Apatidão

Cavalo de sela por excelência perfeito para passeios, cavalgadas e trabalho com gado.

No Brasil

O plantel brasileiro conta com mais de 180 mil cavalos distribuídos em todo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário