É possível curar a perna quebrada de um cavalo?
Embora os cavalos ainda sejam sacrificados com freqüência após fraturarem uma perna, o procedimento, hoje em dia, geralmente é realizado de uma maneira mais humana, com uma injeção intravenosa de barbiturato, administrada por um veterinário [fonte: Equine Protection Network (Rede de Proteção aos Eqüinos)]. E não são só os cavalos de corrida que sofrem lesões nas pernas. Os pôneis também. Além de coices e quedas, acidentes simples, como pisar em falso, podem causar fraturas e lesões sérias. Fadiga e a estrutura musculoesquelética do próprio cavalo (em inglês) também podem ser fatores determinantes. Problemas pré-existentes difíceis de diagnosticar, como tendões distendidos, fraturas e microfraturas, também podem contribuir para a fratura dos ossos (em inglês).
Se o pior acontecer e o cavalo quebrar uma perna, existem vários fatores que ajudam a determinar se um veterinário será capaz de curar a perna quebrada e fazer o animal voltar a ser saudável. Algumas perguntas que o dono de um animal lesionado precisa fazer são:
- Qual é a gravidade da fratura? O tipo de fratura faz uma grande diferença na hora de determinar se o cavalo conseguirá se recuperar com êxito. A gravidade das fraturas é bastante variada. Por exemplo, na fratura incompleta, o osso racha, mas não se quebra totalmente. Ela é mais fácil de ser tratada do que umafratura completa, que pode resultar na fragmentação do osso. Muitos cavalos com fraturas incompletas conseguem se recuperar. Lesões extensas e múltiplas fraturas estão mais ligadas a uma possível necessidade de eutanásia. Se os fragmentos dos ossos saem ou não pela pele, é outro fator a ser levado em conta, pois sua exposição pode aumentar a chance de complicações, conforme discutiremos a seguir.
- Que idade tem o cavalo? Cavalos mais jovens geralmente têm mais chance de se recuperar de uma perna quebrada porque seus ossos ainda estão se desenvolvendo. Esses cavalos normalmente são mais leves e colocam menos peso sobre a lesão.
- Onde é a fratura? O sucesso da cura varia conforme a parte da perna em que o osso quebrou. Por exemplo, uma fratura na parte inferior pode ser difícil de reparar porque os cavalos apresentam menos vasos sangüíneos nesse local. O processo de recuperação pode levar ainda mais tempo se a fratura ocorrer em um dos ossos maiores do animal.
Mesmo que o dono do cavalo decida dar uma chance à perna quebrada para se recuperar, existem várias coisas que podem dar errado no processo de recuperação.
meu pordo quebrou a perna como dizemos o tonozelo oque posso fazer pra ele fica melhor ele tem 10 dias de nascido
ResponderExcluirAmigo ele se recuperar pois ele só tem 10 dia os osso dele ainda está se desenvolvendo
Excluirmeu pordo quebrou o tomozelo ele faz 12 dias que naceu outro cavalo quebrou a bata dele oq posso fazer
ResponderExcluirMeu potro tem só algumas horas de vida e quebrou a perna oque posso fazer ?
ResponderExcluirMeu cavalo quebrou a perna que qui tem que fazer pra voltar o normal
ResponderExcluirMeu cavalo quebro a perna não sei o que faz tem 10 anos
ResponderExcluirTodas as respostas para todas a perguntas acima é levar o solicitar um veterinário,mais no improviso conseguir uma tala cuidar diariamente do ferimento caso não queira sacrificalo e caso vc ame muito seu animal tente criar uma perna mecânica olhe no YouTube um apoio para que ele possa ficar em pé e sustentar seja criativo faça uma coisa acochoada que não machuque o animal,isso vai requerer de vcs muita de dicação e tempo cabe a vc decidir se estar disposto ou não ao menos tentar método,tentado ajudar de alguma forma,aqui quem vos fala é FUTURO MEDICO VETERINÁRIO.
ResponderExcluirMeu cavalo quebrou a perna ele é bem jovem mais ele quebrou no lugar mais crítico oque eu faço? eu gosto muito dele!!!
ResponderExcluir