Westphalen
O cavalo germânico de sangue quente herdou a calma do Hanoveriano, a potência do Puro Sangue Inglês e a resistência do Cavalo Árabe.
Como o próprio nome indica, esta raça foi desenvolvida no estado da Westfália (Nordrhein-Westfalen), situado na parte ocidental da Alemanha. Esta região é considerada o coração germânico dos esportes eqüestres. Na cidade de Warendorf, está localizada a sede do centro olímpico alemão de hipismo. Além disso, a Westphalia é conhecida por abrigar os últimos cavalos semi-selvagens da Alemanha e faz fronteira com o estado de Hanover, onde foi desenvolvida a raça Hanoveriana.
É praticamente impossível falar dos Westphalen sem citar o cavalo Hanoveriano. No início do processo de seleção, os Westphalen foram cruzados com cavalos Oldenburg e Anglo-normandos. Entretanto, a partir de 1920, o sangue Hanoveriano passou a ser a base do aprimoramento dos Westphalen. Por algum tempo, o Westphalen foi considerado um Hanoveriano mais pesado e corpulento. Na década de 60, a mistura com o Puro-Sangue Inglês modificou sua estrutura, tornando-o mais leve e refinado. Para aumentar sua resistência, introduziu-se o Cavalo Árabe.
Todas essas misturas resultaram em um animal excelente para a montaria e que pode ser utilizado em todas as modalidades equestres. É especialmente talentoso no Salto e no Adestramento.
Inicialmente usado para a agricultura e tração leve, hoje é popular como cavalo de sela. Seu stud book, criado em 1888, é o segundo maior da Alemanha. A proximidade da área de criação dos Westphalen com a sede do centro olímpico alemão propiciou o surgimento de uma dinâmica de seleção: os cavalos são testados por cavaleiros experientes que emitem suas opiniões sobre as características do animal.
Atualmente, o Westphalen apresenta grande qualidade técnica e morfológica. É um cavalo extramente inteligente e de fácil manejo. É obediente, porém não perde uma de suas principais características: a vivacidade.
Seu corpo é forte, com cabeça elegante e larga, orelhas médias bem afastadas, nariz retilíneo e olhos atentos. Possui pescoço longo e bem desenvolvido, pernas proporcionais e fortes, com ossos bastante resistentes. Todas as colorações sólidas são aceitas por seu Stud Book, sendo permitidas marcas brancas na parte inferior das pernas e cabeça. Sua altura varia entre 1,54m e 1,64 m. Vale lembrar que a altura corresponde á distância entre o solo e a parte mais elevada da cernelha do animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário