segunda-feira, 29 de julho de 2013

A audição do cavalo

A audição do cavalo


É considerado como o segundo sentido mais bem desenvolvido, depois da visão. Normalmente interage intensamente com a visão e olfato, porém é o sentido mais confiável e seguro do entendimento por esta espécie, e também, para eles é o mais confortante e o mais claro para a sua mente. Portanto Fazemos muito bem em falar sempre com os cavalos, com os quais buscamos formar uma ligação, principalmente quando vamos solicitar algo que queremos. Suas bem equipadas orelhas, possuem, cada uma, um aparato de 10(dez) músculos que as fazem se mover de forma independente ou junta, numa lateralidade de até 180 graus, permitindo a localização ainda mais exata e rápida do som; indicam também, o seu foco de atenção. Isso é visto frequentemente quando o animal esta em grupo e seu campo visual esta prejudicado, ou ainda quando a sua monitoração para a fuga esta em alerta. À medida que a idade avança, os cavalos, também, demonstram deficiência auditiva e mostram-se frequentemente, com as orelhas, mais abaixadas. Protegem seus ouvidos de ruídos muito altos abaixando as orelhas. Não há diferença significativa de audição entre fêmeas e machos. Quando estão descansando ou totalmente descontraídos, as orelhas, ficam semi-fechadas ou semi-serradas e voltadas para traz e para baixo, porém relaxadas. Esse complexo muscular auricular (das orelhas) é inervado por um ramo do nervo facial, bem como, do primeiro e segundo nervo cervical, o que tem sido usado como teste de reflexo ao aprofundamento anestésico. Lembremos aqui que todos os sentidos e os comportamentos dependem também e diretamente de fatores intrínsecos, vou explicar melhor o que são fatores intrínsecos: fatores Intrínsecos são condições relacionadas às condições físicas e psíquicas, ou seja, o que se relaciona com a saúde do indivíduo. Assim, sua genética, sua digestão, passando pela idade, gênero (macho ou fêmea) e traumas, são fatores intrínsecos que se relacionam às respostas e comportamentos. Um exemplo claro disso é a perda auditiva com a idade, entre os adultos (5 a 9 anos) e os idosos (15 a 18 anos).

 Em comparação com os humanos, o cavalo é capaz de ouvir sons de alta frequência (comprimento entre as "cristas" das ondas; a medida hertz representa o numero de ondas num determinado tempo - eixoX). O humano possui uma margem (faixa) de audição entre 20 Hz (hertz) e 20 kHz(Quilohertz), enquanto um cavalo entre 55 Hz a 35 kHz, e é muito sensível a sons na faixa de 1-16 kHz (quanto mais alta a frequência, mais agudos os sons). Os tons das vozes das mulheres e crianças, giram em torno de 200 a 250 Hz, portanto mais claros a eles, por exemplo, que a dos homens, 100Hz. Com um limite mínimo audível de 7dB (decibéis indica o volume do som, ou seja a altura de uma onda sonora). Os cavalos podem ouvir sons de alta frequência que não podemos, porém não alguns dos sons de baixa freqüência que podemos ouvir (sons mais grave) vide figura acima. Definimos ultra-som como sendo os sons que estão acima da maior faixa de freqüência audível pelo ser humano. Alguns animais como o cão (67Hz-45kHz), golfinho (75Hz-150kHz), morcego (2Hz-110kHz) e, claro, os cavalos, possuem um limite de percepção sonora alta, ou seja, superior ao do ouvido humano e por isso falamos que podem ouvir ultra-sons. Existem "apitos" ou cliques especiais nestas faixas de frequências que servem ao princípio da domesticação.


A cóclea do ouvido equino consiste de 2,5 voltas em espiral, possibilitando-os uma boa captação de sons nas faixas de frequências audíveis, entre 20 a 22 kHz em 6,8 oitavas, a 30 dB (decibéis) SPL (nível da pressão sonora, de: Sound Pressure Level), e, 55 Hz a 33,5 kHz em 9,3 oitavas, a 60 dB SPL. Os grandes mamíferos normalmente escutam melhor que os pequenos, e, entre os grandes, os cavalos, ao que sabemos até hoje, são os que melhores escutam, excelente acuidade sonora.
Podemos complicar um pouco mais, quanto falamos da localização dos sons pelos equinos, que é um assunto amplo e peculiar, enquadrado dentro do termo escutar, podemos não envolver apenas os ouvidos. A pequena distância entre as orelhas e a sua rápida movimentação, por vezes junto com o corpo, aparentemente, gerariam uma localização mais precisa e rápida dos sinais sonoros pelo Sistema Nervoso Central (SNC), porém, sabe-se que para isso, no caso deles, ocorre uma forte interação entre a percepção neuro-visual e a neuro-auditiva, o que pode atrasar um pouco o entendimento do que ouve e vê. A direção das orelhas de um cavalo a partir de um objeto pequeno à sua frente, como uma caneta a girar na mão de uma pessoa, indica que ele tem a atenção sobre o manipulador do objeto e não ao objeto em si, não conseguindo distinguir aparentemente o objeto. Entre as espécies animais, a fóvea (área localizada na retina, no fundo do olho - foto abaixo) pequena e mais próximas da área central, propicia um bom limiar de localização da origem dos sons, como boa acuidade visual, enquanto aqueles com fóveas grandes têm pobres limiares de localização, e esse é o caso do equino.

Assim, sua acuidade de localização sonora, não parece ser apenas determinada pela disponibilidade física da captação dos sinais pelas duas orelhas (biaurais). A diferença de tempo interaural foi de 501 µS quando o alto-falante estava a 90° da linha média do animal. Isso ultrapassou o gato doméstico, mas em comparação aos humanos foi menor. Aparentemente a cabeça do cavalo propicia um ângulo maior de retorno do som, o que dificultaria sua localização biaurais. No entanto, o cavalo demonstra uma clara percepção da chegada de um som, tanto o de alta quanto o de baixa freqüência. Acredita-se que é pelo fato de usar os sentidos que auxiliam a audição. Assim supõe-se que os equinos, aparentemente, não desenvolveram a capacidade neural para aproveitar ao máximo das pistas biaurais disponíveis, porém compensa bem com os outros sentidos. Os cavalos são capazes de localizar a fonte de um som dentro de um arco de aproximadamente 25° em média. Seu grau é menor se comparado com as espécies de caça, como cães e seres humanos, que são ainda mais precisos dentro desse grau. Sua boa e ampla visão, muito provavelmente é o que lhes permite identificar e localizar a fonte do som, mas a percepção dele vai além. A sensibilidade equina ao ultra-som (sons de alta freqüência) ajuda-os a determinar a fonte de ruídos. A sensibilidade auditiva equina pode ser que se torne ainda mais sofisticada, se bem trabalhada sabemos desta vantagem a campo, e ainda, se em sua exploração ambiental, for usada junto às ajudas secundárias reforçadoras da audição, como para os sons de baixa freqüência (células mecano-receptoras-sensitivas-auditivas no cório parietal das muralhas dos cascos) ou sensibilidade cutânea ou vibrissas, capazes de captarem ondas de baixa frequência como por exemplo as que se relacionam com abalos sísmicos. Os equinos demonstraram agitação, nervosismo e vocalização, semelhantes quando escutam sons de alta freqüência (ultra-som) fortes, antes mesmo desses eventos ambientais ocorrerem ou atingirem os locais onde eles se encontravam. Não é de se assustar que eles percebam os passos de uma pessoa em particular e responda a isso; um relato comum dos tratadores mais silenciosos, ou ainda mais, percebam o "estado de espírito e humor" e a intenção de quem esta se aproximando deles, até mesmo em sua defesa. Eles já demonstraram responder a sons a até 4.400 metros de distância e são muito melhores que os humanos em discriminar ruídos de intensidade próximas e similares.
Uma questão importante: "Será que deviríamos ignorar a atividade e funcionalidade dos NEURÔNIOS MOTORES SUPERIORES do córtex cerebral dos animais? O neocortex humano é extremamente grande, mas o fato deles não serem tão avantajado como o nosso, na dinâmica de avaliação do comportamento dos animais devemos ignorar seus raciocínios? Atualmente alegamos que por não terem consciência, ou por serem de difícil acesso à racionalidade, estas estruturas dos animais não possuem valor algum. O que você acha?
Para finalizarmos, gostaria de dizer que este sentido, deve e pode ser mais utilizado para relacionar-se com os equinos. Fiquemos atentos a isso e tenham a certeza que eles te atenderam cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário