sábado, 13 de julho de 2013

Como Cuidar do seu Cavalo

Como Cuidar do seu Cavalo


Passos

  1. A cada dia que você sair para cavalgar. Ele precisa estar em boas condições. Primeiramente, verifique da cabeça aos pés para ter certeza que não há cortes ou inchaços, tudo bem se houver um pequeno arranhão, desde que não seja um corte grande e profundo.
  2. Quando você acabar a averiguação dele(a), inicie a sua rotina de preparação. Ele devem ser bem cuidado, você deve escovar sua crina e sua cauda, limpar o casco e depois escová-lo com uma raspadeira seguida de uma escova macia (de náilon, por exemplo).
  3. Em seguida vem a sela e as rédeas. Primeiro ponha uma manta e em seguida a sela. Aperte a sela progressivamente, veja se precisa de mais algum ajuste, certifique-se que sela está bem presa, se necessário ajuste o aperto da barrigueira. Em seguida coloque as rédeas sobre a cabeça e encaixe no focinho. Caso o cavalo mexa muito a cabeça, peça a alguém que ajude a acalmá-lo e a segurar a cabeça do cavalo. Verifique se tudo está bem encaixado e conduza o cavalo para a área de equitação.
  4. Depois cheque novamente se a sela está bem fixada, alguns cavalos inflam o peito quando você está apertando a sela. Ajuste ambos os estribos (um de cada vez), eles devem ter o tamanho do seu braço. Monte o seu cavalo!
  5. Exercícios são importantes! É como o cavalo ficará em forma. Você pode montar o seu cavalo pelo tempo que você preferir, mas vá aumentando o ritmo gradativamente para que a atividade não se torne dolorida. Se você for montar por mais de 2 horas, faça uma pausa para dar um pouco de descanso e água para o cavalo. Um cavalo suporta cavalgar o tempo todo, mas se você fizer isto, ele poderá se tornar arisco. Coloque-o para descansar.
  6. Mantenha o cavalo hidratado. Tome cuidado para o cavalo não beber muita água, isso pode até deixá-lo doente. Se o dia estiver quente e ele estiver suando, jogue um pouco de água nele utilizando uma mangueira e use uma escova para tirar o excesso de água. Caso o seu cavalo esteja com medo da mangueira, você poderá usar uma esponja molhada para refrescá-lo. Ele pode escorregar um pouco, não se preocupe, isso é normal.
  7. Certifique-se de escovar o peito do cavalo depois que você tirar a sela e a manta. É muito importante você escovar esta região porque pode haver algum corte ou ferimento, assim você identificará e poderá tratar imediatamente, antes que o problema se agrave. Passe a mão levemente pela cintura do cavalo (é normal que haja marcas por lá), não passe com muita força, pode causar desconforto ao cavalo.
  8. O estábulo também deve ser bem cuidado. Use madeira, palha ou o que você preferir. Compre um ciscador ou tridente, um balde e faça a limpeza do local, lembre-se de tirar as fezes do animal. Mantenha o local seco, o estábulo molhado vai gerar muito mau cheiro. Mas o estábulo não é obrigatório, o cavalo consegue viver muito bem no pasto!
  9. Cuide para que o cavalo tenha água fresca e limpa. Alimente-o, se necessário. Pergunte ao proprietário anterior sobre quando você deve alimentá-lo, a quantidade de comida que deve dar e qual o tipo de alimentação. Tente manter a dieta do cavalo a mais simples possível (lembre-se, todos os cavalos selvagens comem capim!). Aveia e capim são boas opções de alimento e reduzem a chance do cavalo sofrer com cólicas. Certifique-se de ter uma boa área para ele pastar.

Dicas

Nunca estresse o cavalo. Se você estressar o seu cavalo, você não terá um bom vínculo com ele. Certifique-se de que você tem tempo para montar e cuidar do seu cavalo.


Avisos

Nunca lide sozinho com um cavalo que você não conheça.
Nunca tente montar um cavalo arisco ou que seja selvagem demais para o seu nível.
Se você for uma criança, nunca monte um cavalo sem a supervisão de um adulto.
Só ande por trás de um cavalo se você estiver próximo o suficiente para que ele não consiga lhe dar um coice o longe o suficiente para que ele não lhe alcance.
Nunca faça movimentos bruscos ou barulhos, seu cavalo pode se assustar.
Certifique-se de que não haja plantas venenosas na área em que o seu cavalo irá pastar, ele poderá ficar doente se comer alguma planta venenosa.
Use sempre um capacete quando estiver montando ou conduzindo um cavalo.
Use roupas reflexivas se for andar em estradas com pouca iluminação.
Nunca demonstre medo ou nervosismo próximo a um cavalo pois eles perceber isso e reagir de maneira abrupta até mesmo lhe derrubando da sela.

Materiais Necessários

Cabresto
Corda
Material de higiene
Sela e freio
Coxim
Local para cavalgar
Mangueira com água
Limpador de casco/ranilha
Coisas para auxiliar na limpeza (pá, balde, ciscador)
Estábulo para o cavalo
Comida
Comedor
Bebedouro
Cama (palha, serragem, etc)
Guloseimas (maçãs, cenouras, gulose, você pode comprar guloseimas também em lojas especializadas para cavalos)
Tapetes
Área para pasto
Kit de primeiros socorros
Sal para evitar desidratação e cólicas


Nenhum comentário:

Postar um comentário