sábado, 13 de julho de 2013

Dartmoor

Dartmoor
Há milhares de anos, os pôneis têm habitado a região de Dartmoor, uma área montanhosa localizada no centro do condado de Devon, sudoeste da Inglaterra. O solo árido e pedregoso e o clima quente e seco, próprio das charnecas, fizeram do pônei Dartmoor um animal de grande resistência e energia. Até o final do século XIX, os pôneis não eram registrados e apresentavam uma grande variedade de tipos, tamanhos e cores. Há registros de pôneis vivendo selvagens por Dartmoor desde a Idade Média. Devido ao tamanho, foram intensivamente utilizados na região no transporte de estanho das minas de Cornish para as cidades.
Ao contrário do seu vizinho, o pônei Exmoor, o Dartmoor vagava por áreas bastante acessíveis tanto por terra, quanto por mar. Essa facilidade geográfica fez com que variados cruzamentos se realizassem. Destacam-se, inicialmente, os cruzamentos com o cavalo de carga Old Devon, que possuía sangue Exmoor e Dartmoor, e o Goonhilly, da Cornualha. Ambas as raças já estão extintas. No auge da Revolução Industrial, garanhões Shetlands foram trazidos com o objetivo de cruzar com éguas nativas de Dartmoor e produzir cavalos ainda menores para o trabalho nas minas. Estes cruzamentos quase extinguiram a raça. Após esta desastrosa tentativa, sangue árabe, Welsh, Galês, Cob, Exmoor, e até de Puro Sangue Inglês foram introduzidos para a melhoria da raça.
Em 1899, foi aberta uma seção para o Dartmoor na antiga Sociedade de Pôneis de Polo (atual Sociedade Nacional de Pôneis). Somente há 30 anos, a Sociedade do Pônei Dartmoor se encarregou de manter atualizado o stud book da raça, organizando os registros, as transferências e as entradas nas seções de garanhões e castrados. Atualmente, a Sociedade tem aproximadamente 700 membros e funciona com um conselho de 12 membros eleitos pelos sócios.
Como aconteceu com várias raças, a Segunda Guerra Mundial ameaçou a existência do pônei de Dartmoor. A região foi amplamente utilizada como centro de treinamento do exército, o que quase levou a raça à extinção. Entre 1941 e 1943, foram registrados apenas dois machos e doze éguas Dartmoor. Foi graças aos esforços da Pony and Riding Society e de seus criadores que a raça continuou seu desenvolvimento. Em 1957, o registro passou a ser concedido apenas para os filhos de animais já registrados e, em 1961, normas ainda mais rígidas foram colocadas em prática para conservar a integridade da raça pura, já bastante abalada por cruzamentos falhos.

The Leat foi o cavalo de maior influência no desenvolvimento da raça. Criação de Sylvia Calmady- Hamlyn, secretária honorária da Sociedade do Pônei Dartmoor por 32 anos, The Leat era filho de um garanhão árabe chamado Dwarka e de uma égua com sangue Dartmoor. Hoje, quase todos os pôneis Dartmoor tem algum grau de parentesco com Leat. A filha de Leat, Juliet IV, cruzou com um pônei Welsh e produziu Jude, o mais famoso garanhão Dartmoor de todos os tempos.

O Dartmoor encontra-se na categoria 3 de vulnerabilidade, isto significa que não são registrados muitos potros todos os anos. Há muitos pôneis vivendo em Dartmoor, de todos os tamanhos e cores, a maioria sem raça definida. O verdadeiro Pônei Dartmoor é reconhecido como uma raça rara pela “Rare Breeds Survival Trust” (Fundo para Sobrevivência de Raças Raras) e é típico dos pôneis vistos em competições pelo Reino Unido.

Os pôneis Dartmoor apresentam um bom temperamento. Equilibrado e dócil, os criadores há tempos exploram o seu potencial como pônei para crianças, aliando a habilidade de fazê-los ótimas companhias à capacidade de competir com sucesso em várias esferas da equitação. O Dartmoor tem uma reputação de ser naturalmente um bom saltador. Sua movimentação é baixa e reta, suas espáduas inclinadas e sua frente alta contribuem para que o pônei seja uma montaria confortável.
De cabeça refinada, com grandes olhos e pequenas e delicadas orelhas, o Dartmoor não deve exceder 1,27m de altura. A pelagem pode ser tordilha, castanha ou preta. Cavalos malhados ou ruanos não são aceitos e as marcas brancas em excesso são desencorajadas. Os Dartmoors apresentam volumosas e sedosas crinas e caudas, uma conformação robusta e muitas qualidades como pônei de montaria.
Ao longo de sua história, o Dartmoor esteve a beira da extinção. Hoje, ainda é considerado uma raça rara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário