domingo, 7 de julho de 2013

Galiceno

Galiceno

Amantes de cavalos com certeza conhecem a raça galicena, uma das milhares usadas para transporte. Uma dica para quem estiver pensando em investir em uma criação de cavalos é saber quem nem todos são iguais e algumas são próprias para exposição, outras para esportes e outras raças de cavalos ainda são mais indicadas para o transporte de humanos e cargas. Em teoria, toda raça pode ser usada para tudo, mas é possível aproveitá-las um pouco mais se seguirmos as dicas de criadores na hora de escolher que cavalo criar, baseando-se no uso ao qual ele será destinado.
O cavalo galicena é um dos mais adoráveis e de fácil domesticação, por isso é amplamente comprado por criadores de fazenda que curtem uma longa caminhada em um cavalo. Como este bicho aprende rápido, não é apenas uma característica do galiceno ter seu período de treinamento completo em menos de dois meses. 60 dias é o tempo ideal para um cavalo já começar a conviver com o homem normalmente. Raças selvagens precisam de um pouco mais de treinamento, mas o galiceno é considerado um cavalo para uso doméstico e em seus dois meses será o melhor amigo do fazendeiro para passeios.

Este cavalo tem origem espanhola e não chegou aqui na colonização, como muitos conhecidos dos brasileiros. O cavalo galiceno veio para o Brasil por criadores que mandaram importar muitos depois do Brasil se tornar república. Por viver na Espanha e ser natural de lá, a boa notícia é que este é um animal próprio para suportar climas mais quentes e frios um pouco mais rigorosos que os nordestinos, por isso ele pode ser criado em todo o território nacional sem qualquer problema. Recomenda-se apenas nas estações quentes deixar ao alcance de animal muita água e dar um banho eventual para diminuir o calor.
O seu pelo é bem ralo e não é um dos cavalos mais bonitos que existem, mas não deixa de ter seu charme. Seu porte é atlético e sua musculatura esguia o deixa alcançar  com uma boa velocidade, por isso é muito usado em aulas de equitação para jovens e adultos. O seu temperamento dócil também ajuda a sempre ser levado em consideração na hora de ter um cavalo na fazenda, bem como a sua beleza peculiar. Pode ser encontrado nas cores preta, marrom clara e marrom escura. Os cavalos de raça galicena existentes no mercado que apresentam algumas manchas em outra cor geralmente são misturas de outras raças e impuros.
O valor varia conforme a pureza da raça, podendo chegar a R$ 5 mil um filhote e também pode ser comprado o embrião para iniciar uma criação de cavalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário