segunda-feira, 8 de julho de 2013

Holsteiner

Holsteiner

Holsteiner é uma raça parecida com o Hanoveriano, porém um pouco mais pesada. Essa raça tem suas origens nos cavalos das guerras medievais do século 14. Através da mistura de sangue de cavalos Espanhóis e Árabes, a raça se tornou mais leve.
No início, o cavalo era criado nas proximidades da cidade de Elmshorn, na região de Holsteiner. Durante a época prussiana de Holsteiner, foi fundada a sociedade de Traventhal em 1867. Em 1896, os criadores da região de Geest também fundaram sua própria sociedade. De grande importância, foi a fundação da escola de equitação em Elmshorn, em 1894. A sociedade de Traventhal foi fechada em 1960, transferindo seus garanhões para outras associações de criadores.
Nas pastagens das regiões secas de Geest, foram criados excelentes cavalos, na Idade Média. Os duques de Holsteiner, reis dinamarqueses e os monastérios, patrocinavam a criação de cavalos destinados a agricultura e também para o uso militar. Durante o século 16 e 17, garanhões Espanhóis e Napolitanos foram introduzidos a raça, isso influênciou muito a aparência do cavalo Holsteiner. Naquela época, o cavalo tinha muita demanda na Europa como cavalo de carruagem e montaria, especialmente conhecido pela elevação dos joelhos ao trote. Os garanhões Holsteiner influenciaram muitas das raças locais os quais foram muito usados como base. Quando o centro de criação em Celle foi fundado em 1735, 13 garanhões Holsteiner formaram a base da criação do cavalo Hanoveriano. Além disso, cavalos Holsteiner foram usados na Westfalia para melhorar os pequenos criatórios locais e em 1780 alguns cavalos foram vendidos para Oldenburgo. A raça foi muito elogiada a ponto dos franceses comprarem milhares deles. Pouco antes da Segunda Guerra Mundial, houve uma grande demanda pelos cavalos, principalmente na América do Sul e outros países, já que na Alemanha, ele era usado como um cavalo de artilharia.
Hoje em dia, a raça é formada por cavalos fortes e de boa condução, ideal para o salto. De fato, um garanhão de sucesso nas corridas Steeplechase foi usado para manter as habilidades de salto na raça. Foi através da introdução do sangue do Puro Sangue Inglês que, no século 19, a aparência da raça Holsteiner foi, finalmente, definida.

Características

  • Cavalo de grande porte;
  • Com altura média de 1.70m.;
  • Ótima estrutura;
  • Bom caráter e temperamento;
  • Linhas harmoniosas;
  • Cabeça de comprimento médio, de preferência com perfil reto;
  • Pescoço bem lançado e levemente arredondado na linha superior;
  • Cernelha destacada;
  • Linha dorso-lombar média; garupa forte;
  • Membros fortes;
  • Com andamentos cadenciados, elevados e extensos, tendo excelente mecânica e grande potência para o salto. São admitidas todas as pelagens, porém a predominante é a castanha e a tordilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário