sábado, 13 de julho de 2013

Hanoveriano

Hanoveriano
Utilizado primeiramente como animal para trabalhos gerais em fazenda, o hanoveriano moderno, mais leve e elegante, é hoje a principal raça de criação da Alemanha.
O Stud Estatal de Hannover (Landgestüt) foi fundado em 1735, mas apenas em 1888, quando a Real Sociedade de Agricultura Alemã criou o Studbook do Cavalo Hanoveriano que todos os dados de pedigrees e coberturas foram compilados e tornados oficiais. Em 1922 foi criada a Associação de Criadores do Cavalo Hanoveriano e essa é a organização que governa toda a área de criação da raça no Norte da Alemanha. É uma instituição privada, mas que tem apoio do Stud Estatal de Celle, onde ficam os garanhões de propriedade do governo que são ofertados para os cruzamentos.
Inicialmente a utilização principal do cavalo Hanoveriano foi na cavalaria e como animal de uso geral nas fazendas. Nos idos de 1950, a proposta começou a mudar e um animal mais moderno, de dupla aptidão, começou a ser exigido. Esse animal deveria combinar as necessidades de um animal de montaria, carruagem leve e trabalho geral na fazenda. Portanto o cavalo deveria ser mais leve, e para esse fim, houve grande influxo de Puro-Sangue-Ingleses e Trakehners nos novos cruzamentos, com a meta de modernizar e consolidar o novo tipo de cavalo Hanoveriano.
A raça Hanoveriana rapidamente se expandiu com novos criadores e oferta de garanhões privados e estatais, sendo hoje a maior das áreas de criação da Alemanha. Atualmente conta com 19.000 matrizes registradas produzindo anualmente 450 garanhões ativos. A raça Hanoveriana tem uma política de abertura mundial da raça, ao contrário da raça Holsteiner que é extremamente fechada. Eles possuem Associações da raça controladas pela Associação alemã na Dinamarca, Suécia, Bélgica, Austrália, Inglaterra e USA.
Atualmente
Como a raça vem sendo criada há muito tempo, percebe-se nitidamente os resultados das políticas de criação que vão se atualizando. Conforme o mercado demanda um tipo diferente de animal, a Associação revê e modifica os critérios de julgamento da raça e reeduca os criadores para orientar a criação no novo modelo de animal que interessa.
A política atual de criação procura produzir um cavalo Warmblood de modelo mediano, nobre, correto de aprumos e estrutura, de bom temperamento, caráter honesto, movimentação ampla, leve e elástica, que com base em suas habilidades naturais possa ser utilizado tanto como cavalo de esporte de alta performance como cavalo de lazer.
Zootecnicamente falando, o modelo Hanoveriano de hoje, que passou a ser selecionado a partir dos anos 80, é um cavalo retangular, de altura entre 1,64m e 1,70m, com ossatura intermediária e forte, canelas curtas, jarretes baixos, cascos grandes e de boa qualidade. Espádua inclinada e braço longo e vertical, assim como uma linha superior muito mais moderna, com garupa longa, quadrada, bem inclinada e dorso-lombo bem construído e forte. Atenção especial foi dada também à seleção de uma cabeça mais leve e mais nobre e uma melhora na qualidade do passo. Hoje a procura é por um tipo mais nobre e com mais sangue.
O sistema de nominação dos potros é com relação às linhas de sangue. O nome do potro deve iniciar com a primeira letra do nome de seu pai, assim é muito fácil identificar de que linhagem vem o animal. As linhagens desportivas Hanoverianas são a base da criação da maioria das outras raças alemãs e também das raças Zangersheide, Sela Belga, Sela Sueca e Sela Holandesa. Até hoje estas linhagens são identificadas com cavalos desportivos do mais alto nível em todas as disciplinas equestres. As linhagens mais famosas são : “D” – que a partir do garanhão DUELLANT deu origem a cavalos olímpicos como Deister, Dollar Girl, The Natural, etc; a linha “G”, via GOLDFISCH II, que posteriormente se dividiu em duas – a linha G de GRANDE e a linha G de GOTTHARD. A linhagem de GRANDE é versátil, produzindo alto nível tanto em cavalos de Salto (Grandeur, Grannus) quanto de Adestramento (como Grundstein), enquanto que a linha de GOTTHARD é voltada para o Salto – com saltadores do nível de Goya, Goldika, Gamon, Genius, Goldfever; a linha F/W via FERDINAND (essa linha trocou de letra – de F para W entre 1940 e 1990, mas retornou para F atualmente nos saltadores e manteve o W nos cavalos de Adestramento) – essa linha produziu saltadores potentes como Ferld, Wendekreis, Walzerkonig e cavalos de movimentação excepcional como a linha de WOERMANN – notadamente Wenzel I, World Cup I, e o espetacular Weltmeyer. Estes são animais de aptidão exclusiva para Adestramento. Ainda tem importância a nova Linha A, que foi formada através de um garanhão Trakehner – ABGLANZ, que produz tanto Salto quanto Adestramento, mas que atualmente tem no garanhão de salto ARGENTINUS, produtor de vários cavalos de salto de nível de Copa do Mundo, um de seus grandes expoentes.
O mercado interno e europeu da raça Hanoveriana é bastante forte e internacionalmente são promovidos os Leilões de Elite em Verden, que anualmente vendem centenas de animais para o mundo inteiro. A presença constante de expoentes da raça nas Equipes Olímpicas de diferentes disciplinas da Alemanha e de vários países do mundo funciona como forte apelo de mercado para o cavalo Hanoveriano. Atualmente o Studbook Hanoveriano se encontra em 5º lugar no Ranking da WBFSH (World Breeding Federation of Sport Horses) em salto com GOTHA FRH, AD ASHLEIGH DROSSEL DAN, SHUTTERFLY, LET´S FLY, CHECKMATE e LANTINUS 3, em 2º lugar em Adestramento com WARUM NICHT FRH, SATCHMO, ANDRETTI H, D’AGOSTINO, ELVIS VA e FABERGE e em 1º lugar em CCE com FRH FANTASIA, EURORIDINGS BUTTS LEON, REMINGTON XXV, FRH BUTTS AVEDON, FRH SCHORSCH e MRS MEDICOTT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário