segunda-feira, 8 de julho de 2013

Haflinger

Haflinger
O Haflinger é um cavalo de excepcional longevidade: enquanto a maioria dos cavalos vive em média 25 anos, esta raça pode chegar a viver até 40. O ar rarefeito dos terrenos montanhosos esconde o segredo desses pôneis robustos que chegam a viver 15 anos a mais que a média.
História
Sua história se inicia na vila de Hafling, ao Sul do Tirol austríaco (do lado da fronteira com a Itália), a partir do cruzamento de éguas nativas com o garanhão árabe El Bedavi, que foi importado da Arábia por uma comissão austríaca no século XIX, para aprimorar a raça.
Diferente dos seus antepassados árabes, os Haflinger são animais de sangue frio. No entanto, carregam a valentia, elegância e nobreza desses ancestrais. Já a habilidade de montaria em montanhas vem de sua linhagem tirolesa. A mistura sangue frio com sangue quente fez com que estes animais tivessem bom desempenho tanto para tração quan¬to para montaria.
Criação 
Os Haflinger são criados de maneira rígida: somente os machos com conformação perfeita são utilizados como reprodutores, o restante é castrado. Esta regra contribui para o aperfeiçoamento gradativo da raça. Para obter animais adaptados a climas hostis, os criadores os deixam em liberdade nas montanhas até os 4 anos, só depois são domados para serem utiliza¬dos pelo homem. Dar rarefeito das montanhas ajuda a desenvolver o coração e os pulmões, o que lhes confere resistência. Muitos também atribuem sua longevidade a este fator.
Características
A principal característica da raça é a pelagem: são admitidos apenas cavalos alazões, várias tonalidades, com crina e rabo da cor linho. Seu corpo é pequeno e muito musculoso com altura em torno de 1,42 m. É um cavalo de enorme resistência. Tem uma cabeça fina e delicada devido ao cruzamento árabe em contraste com o seu corpo atarracado, herdado dos ascendentes tiroleses.
As pernas são de comprimento médio, musculosas sem serem pesadas e possuem cascos muito fortes. É um animal dócil, sociável, e muito inteligente, o que o torna eficiente em inúmeras funções como trabalho em fazendas, montaria e até mesmo como animal de estimação para crianças.
Atualmente
Ainda hoje são muito utilizados nas montanhas pois podem chegar a lugares onde as máquinas não conseguem alcançar.
Atualmente, a importação da raça é feita por vários países com destaque para a Alemanha, a Suíça e a Holanda. Devi¬do a sua resistência, cinco mil Haflinger foram importados pela Índia com o objetivo de compor as tropas no Himalaia em 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário