domingo, 7 de julho de 2013

Frísio

Frísio

Dotado de porte nobre, um animal forte — chega a pesar 600 quilos — e versátil, sempre pronto a qualquer aventura, o fabuloso cavalo frísio quase foi extinto várias vezes, ao longo da história, por seu uso intensivo em guerras.
O cavalo frísio, originário do norte da Holanda, é considerada a última espécie diretamente descendente dos cavalos selvagens originais da Europa Ocidental.
Eram frísios os cavalos que conduziam soldados com armadura na Idade Média. A ameaça de extinção voltou a ocorrer novamente na II Guerra Mundial durante a qual, mesmo havendo grande mecanização nas forças armadas envolvidas, centenas de milhares de cavalos foram utilizados para transporte de tropas, peças de artilharia, outros tipos de carga  e soldados de cavalaria.
Diz a lenda que, ao final, restaram apenas poucos garanhões e algumas fêmeas no mundo para garantir a espécie. De todo modo, esse magnífico animal é hoje criado em dezenas de países do mundo.
Cavalo completíssimo que ocupou e ainda ocupa uma parte muito importante na história das raças equinas. Original da Holanda, a raça Frísio descende dos cavalos primitivos das florestas Europeias. Possui tão boas características que foi utilizado para melhorar outros cavalos. Entre elas encontramos o grande cavalo de tiro Inglês, o Shire, o Dale Gudbrandsdal Norueguês, etc. …
De corpo robusto, compacto e monumental, todo o tamanho do Frísio ronda os 165 cm. O seu pescoço algo arqueado termina numa cabeça comprida onde se destacam umas orelhas pequenas mais muito despertas e elegantes. As suas costas são poderosíssimas. A crina da cauda e do pescoço são muito espessas e volumosas.
Apesar de não ser das raças mais belas que existem, é a mais trabalhadora e poderosa. São animais muito tranquilos e de carácter afável. E com estas excelentes “referencias”, é normal que desde dos antigos Romanos até à actualidade que o Frísio sempre foi utilizado. O Frísio foi sido desde sempre um excelente aliado do ser humano. E é que a sua docilidade, resistência e força tornam-no apto para muitas tarefas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário