segunda-feira, 29 de julho de 2013

O olfato do cavalo

O olfato do cavalo

O olfato é muito desenvolvido no cavalo, ele consegue perceber odores por mais suaves que sejam. A comida é selecionada pelo cheiro e depois saboreada pelo paladar. O cavalo consegue detectar produtos indesejáveis no meio de sua ração e é capaz diante da alfafa ou outro alimento, por exemplo, perceber o odor do rato e manifestar sua repulsa.
O olfato é importante nas relações sociais entre os cavalos, pelos seus cheiros eles se identificam e realizam um ritual de aproximação. Geralmente os pontos a serem cheirados são a parte anterior do cavalo a começar pelo nariz (foto 01), a base do pescoço, os flancos, virilhas e inserção da cauda. Uma vez captado o cheiro,o cavalo não esquece mais, isso pode resultar em simpatia ou antipatia.
O potro recém-nascido também identifica no meio da manada a égua mãe pelo cheiro e ela também o reconhece pela mesma forma.
Através do olfato o garanhão pode perceber a  presença de uma égua sem tê-la visto, principalmente se ela estiver no período do cio. Ao cheirar a égua no flanco e no períneo e responder com aspiração levantando a cabeça o garanhão estará realizando o ritual.
do acasalamento, o que chamamos de reação de Flehmem (foto  02), pois a presença de substâncias excitantes foram percebidas através de um órgão chamado de vômero-nasal.
Só odores considerados interessantes pelo animal podem desencadear essa reação.
Através do olfato o cavalo faz o reconhecimento dos caminhos que irá percorrer que são geralmente sinalizados com seu esterco.
Também pelo olfato o cavalo reconhece seu dono ou tratador. É aconselhável que as pessoas em contato com cavalos, não usem perfumes ou similares, pois isso mascara o reconhecimento por parte do animal.
Quando uma pessoa sente medo do animal ela desprende uma substância facilmente captável e reconhecida por ele, que juntamente com a falta de conhecimento e imposição faz com que o cavalo seja dominante, nervoso e ingovernável.
Podemos considerar o olfato como o mais primitivo dos sentidos no cavalo pois ele é o mesmo no escuro ou no claro, com barulho ou no silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário