sexta-feira, 12 de julho de 2013

Akhal-Teké

Akhal-Teké
Criados nas redondezas do oásis Akhal, o Akhal-Teké é natural do Turcomenistão, país entre o Mar Cáspio e o Afeganistão. Acostumado com o clima severo do deserto de Karakum, suporta grandes variações de temperatura e consegue desenvolver normalmente suas atividades mesmo quando há escassez de alimento.
A resistência é a principal característica dos Akhal-Tekés. Há quase 2500 anos, eram utilizados pela tribo nômade Teke em corridas e na guerra. Mais tarde, sua aptidão em sobreviver em condições adversas foi aproveitada nos exércitos de famosos conquistadores, como Alexandre, o Grande, e Genghis Khan. Relatos
sobre as qualidades destes animais também estão presentes no livro “As viagens” de Marco Polo.
Em 1935, depois de uma tentativa frustrada de aumentar a altura da raça a partir da cruza com exemplars de Puro Sangue Inglês, cavaleiros turcomenos quiseram provar a estamina de seus cavalos com uma extraordinária cavalgada de Ashkabat (capital do Turcomenistão) até Moscou. A jornada de 4.100 Km durou 84 dias, dos quais três foram atravessando o deserto. Com quantidades mínimas de água e comida, os Akhal- Tekés realizaram um feito ainda não repetido por nenhuma outra raça.
Elegante e Impetuoso
Os Akhal-Tekés são elegantes por natureza, porém fogem da maioria das regras que compõem uma boa conformação para o padrão ocidental. Suas pernas compridas parecem desproporcionais com relação ao corpo e vão se tornando finas à medida que se aproximam do pequeno casco. Sua média de altura é de 1,50m a 1,56m. Seu pescoço longo e fino forma um angulo de 45º graus entre a cabeça e o tronco. Possui bochechas largas, olhos obstinados e nariz côncavo com narinas secas e dilatadas. Quanto à coloração, são aceitos animais de todas as pelagens, porém as mais populares são Baio, Alazão e Palomino.
À primeira vista, este cavalo pode parecer tranquilo e pouco talentoso, porém, uma vez posto a prova, o Akhal-Teké demonstra toda sua energia, deixando claro por que é conhecido como um animal valente e de extrema resistência.
São cavalos inteligentes, mas requerem um treino maciço e consciente, pois não reagem bem a punições e revidam agressivamente em grande parte dos casos.
Por serem rebeldes, cheios de vontade e bastante teimosos, a presença de um treinador experiente é bastante importante para que o cavalo desenvolva a confiança no cavaleiro e, aí sim, exerça os comandos sem nenhuma surpresa.
De linhagem bastante antiga, seu sangue foi a ainda é utilizado para o desenvolvimento de várias raças, entre elas Buddyony, Karabair e Orlov.
Os Akhal-Tekés são cavalos atléticos e se adaptam a quase todas as modalidades de esportes eqüestres como cavalgada, enduro, adestramento, corrida e salto.
Um dos expoentes da raça foi o garanhão Absent, que ganhou a medalha de ouro individual em adestramento nas olimpíadas de 1960 em Roma.
Competindo pela Rússia, ele participou de mais três olimpíadas e conquistou seis medalhas sob o comando de outros três cavaleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário