sexta-feira, 5 de julho de 2013

Saiba se seu cavalo está com algum problema de saúde


Saiba se seu cavalo está com algum problema de saúde














O cavalo necessita de diversos cuidados incluindo a prática de exercícios e a boa alimentação, particularmente não é complicado mantê-lo de boa saúde.
É importante observar e ficar atento para acompanhar o comportamento do cavalo tanto no estado físico quanto psicológico.
‘’O veterinário é o melhor aliado do dono no tratamento de cavalos e deve ser solicitado sempre que o cavalo exibir algo fora do comum.’’
Sinais de vida
Os sinais vitais do cavalo são bons indicadores de saúde do animal. Os donos que se familiarizam desde cedo com eles, conseguem mais rapidamente detectar situações anómalas, descobrindo as doenças mais cedo. Para isso, os donos devem habituar-se a recolher dados sobre os sinais vitais do cavalo mesmo quando este se apresenta saudável.
Pulsação
O coração do cavalo bate entre 35 a 40 vezes por minuto. Em exercício, a pulsação pode mesmo chegar aos 180 batimentos por minuto. Mas em repouso, se o cavalo apresentar consecutivamente mais de 60 batimentos por minutos é sinal de que está demasiado agitado ou em stress.
Temperatura
O mercúrio nos termómetros sobe normalmente até aos 38ºC num cavalo. A subida de um grau centígrado não deve desvalorizada. Um cavalo com 40ºC encontra-se com febre e numa situação preocupante.
Respiração
Em média um cavalo respira entre 8 a 12 vezes por minuto, sendo que depois do exercício pode chegar a inspirar e expirar 16 vezes. Para observar a respiração do cavalo, pode estar a tento ao movimento das narinas ou da barriga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário