quinta-feira, 4 de julho de 2013

Idade e Dentes

Idade e Dentes

A idade de um cavalo tem evidentemente uma grande importância quando se trata de avaliar suas possibilidades. Ele pode viver até 30 ou 35 anos. Mas raramente consegue conservar todas as suas faculdades depois de passar dos quatorze ou dezesseis anos.
Se a data do seu nascimento não estiver disponível, é possível se saber a sua idade pela sua aparência, (um potro  tem as pernas compridas, testa abaulada, ausência de cernelha, crina curta;  um cavalo velho, que tenha pelo menos dos 10 ou 12 anos, apresenta pêlos brancos nas têmporas e nas arcadas superciliares, lábio inferior pendente, maxilares de bordo aguçados).
E mais precisamente pela “gastura” de seus dentes ou seja, se  observarmos as alterações em sua dentadura ou, mais exatamente, o estado dos incisivos.

O cavalo adulto possui em cada maxilar seis incisivos, aos pares a partir do centro: pinças, médios e cantos. As alterações ocorrem igualmente aos pares, a partir do centro.
No potro nascem primeiramente os dentes de leite, que cedem lugar posteriormente aos dentes definitivos que se gastam com a idade.
Podemos dividir a dentição em três fases:
Dentes de leite — Alguns potros já nascem com as pinças, se não, seu aparecimento ocorre em alguns dias nos dois maxilares. Os médios aparecem cerca de 4 ou 6 semanas depois do nascimento, os cantos depois de 6 a 8 meses. Esse processo leva dois anos e meio.
Dentes definitivos — As pinças definitivas aparecem aos dois anos e meio, os médios aos três e meio, os cantos aos quatro e meio. A substituição ocorre ao mesmo tempo nos dois maxilares. As pinças crescem durante seis meses antes de encostarem umas às outras e só fazem contato depois do cavalo fazer três anos; os médios aos quatro, os cantos aos cinco. Nessa época os dentes ainda possuem o corneto dentário. Nessa ocasião é que nascem os caninosou colmiIhos, nos cavalos macho.
Esse processo começa com a queda dos dentes de leite, aos dois anos e meio, e dura até a idade de cinco anos, quando o animal passa a ser considerado adulto.

Os dentes definitivos têm uma forma curva, com a parte da raiz mais estreita. São maiores, mais longos (6 ou 7 centímetros) e de cor amarelada, enraizando-se profundamente no maxilar. A parte de cima ou coroa, chama-se mesa dentária. Nela se vê uma cavidade em forma de funil, de cor quase negra, com uma profundidade de 6 milímetros no maxilar inferior e  12 milímetros  no superior. Este “tubo interno” é chamado de  corneto dentário.
 O desgaste ocorre na proporção de dois milímetros por ano aproximadamente, mas o comprimento do dente não diminui porque ele cresce para fora em proporção igual.
Esse desgaste modifica o aspecto da mesa dentária e a forma das superfícies de atrito. O corneto dentário de um incisivo inferior desaparece em três anos, o de um incisivo superior em seis. Resta o núcleo do esmalte central, uma mancha escura cercada de branco que, em três ou seis anos, forma a estrela dentária ou  estrela radicular   (pequena  mancha  castanha)   que subsiste até o fim da vida do animal.
No começo, a forma da mesa dentária é ovalada, depois vai se tornando arredondada, triangular e finalmente bi-angular. Essas modificações sucedem-se a intervalos de seis anos, o que corresponde a um desgaste de  12 milímetros.

Fase das mesas dentárias
Aos 6 anos: As pinças inferiores já estão em uso
desde os três anos; em lugar do corneto dentário aparece o esmalte
central. A mesa dentária adquire um formato ovalado
Aos 8 anos: Os cantos inferiores e os incisivos  inferiores  estão  lisos  e   de  forma  ovalada.
 Aos 9 anos: As pinças superiores se mostram lisas e ovaladas.
Aos 10 anos: Os médios  superiores  se  mostram  lisos  e
ovalados .
Aos 11 anos: Os cantos superiores e os incisivos superiores se mostram lisos, e têm uma
forma ovalada.
Aos 12 anos: O esmalte central desapareceu, vendo-se apenas   a   estrela   radicular.   As   pinças   estão   arredondadas.


Aos 13 anos: O  esmalte central  desapareceu  dos  médios inferiores, restando apenas a estrela radicular. As pinças e os médios tornaram-se arredondados.
Aos 14 anos: Em todos os incisivos inferiores resta apenas a estrela radicular. Todos os dentes tornaram-se arredondados.
Aos 15 anos: Resta apenas a estrela radicular nas pinças superiores, que adquiriram uma forma arredondada.
Aos 16 anos: Apenas a estrela radicular nos médios superiores, que se arredondaram como as pinças.
Aos 17 anos: Todos os incisivos superiores apresentam a estrela radicular e se tornaram arredondados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário